Acusamos o recebimento do ofício nº 038/2019/SL, de 18/03/2019, e da Moção de Repúdio 003/2019, de 19/03/2019, nos quais V.Exa. solicita-nos melhoria no fornecimento de energia para o Município do Prata devido ocorrências de interrupções de energia elétrica.
Primeiramente, esclarecemos que o Dr. Cledorvino Belini, Presidente da Cemig, conferiu a esta Superintendência de Coordenação do Relacionamento com Agentes Públicos a responsabilidade pela análise e resposta a essa solicitação.
Os Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional – PRODIST da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, de 01 de Janeiro de 2016, que regulamenta a continuidade do fornecimento de energia elétrica e determinam os valores limites de continuidade (duração e frequência) a que os consumidores em média podem ser submetidos, sendo que o município do Prata não teve seus índices de interrupção de fornecimento acima dos estabelecidos.
As redes de distribuição de energia elétrica são vulneráveis a vários tipos de ocorrências como abalroamentos, descargas atmosféricas, árvores e até vandalismos (objetos atirados à rede intencionalmente), que podem, momentaneamente ou de forma demorada, interromper o fornecimento de energia elétrica.
Dessa forma, mesmo com o constante e rigoroso controle efetuado pela CEMIG em seu sistema de distribuição, as interrupções acidentais no fornecimento são inevitáveis, porém, quando estas ocorrem buscamos sempre restabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível. Em alguns casos, o tempo necessário pode ser prolongado em função da prioridade ao atendimento às reclamações que envolvem riscos de graves acidentes.
A CEMIG mantém incessantes investimentos em modernas tecnologias de aprimoramento e desenvolvimento de recursos energéticos e constante acompanhamento do desempenho do sistema elétrico, procurando a melhoria na qualidade do seu atendimento, na continuidade do fornecimento de energia e no treinamento dos seus empregados, para proporcionar aos seus clientes maior conforto, segurança e qualidade de relacionamento.
Ressaltamos que é feito o acompanhamento constante do sistema elétrico a fim de avaliar a necessidade de intervenções, de forma a garantir a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica.
Nesse sentido, informamos que as interrupções de energia elétrica verificadas no período de 16 a 19/03/2019, ocorreram em função de transferência de carga entre circuitos, visando possibilitar manutenção preventiva na rede de distribuição. Esclarecemos ainda que as causas dos problemas citados já foram tratadas.
Na oportunidade, informamos que a Cemig investiu recentemente sete milhões de reais no aumento da capacidade da Subestação Prata 1, atualmente com potência instalada de 25MVA, visando assegurar a qualidade da energia fornecida a esse Município.
A reclamação referente à falta de cortesia dos atendentes da Central Fale com a Cemig – 116 foi encaminhada para o setor competente que irá apurar o ocorrido para tomada de providências, se for o caso.
Colocamos nosso Agente de Relacionamento com Clientes do Poder Público Florivam Vilarinho dos Santos, telefones 34-3262-9420 ou 34-9-9809-1603 ou e-mail; florivam@cemig.com.br, para outros esclarecimentos.
Superintendência de Coordenação do Relacionamento com Agentes Públicos
Diretoria de Relações Institucionais e Comunicação
Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG